Transformação digital acelera PME

Transformação digital acelera PME

Publicado em: 30/03/2016 - 11:21:42
As pequenas e médias empresas (PME) que já adotaram a tecnologia digital apresentam um crescimento mais rápido que outras que ainda não o fizeram, revela o estudo “Prosperar na Economia Digital” (Thriving in the Digital Economy), realizado pela IDC para a SAP.
acordo, crescimento, parceria, transformação As conclusões são provenientes da análise das respostas de 3210 inquiridos, de 11 países, que trabalham em empresas com entre 10 e 999 colaboradores e evidencia uma correlação entre a adoção da transformação digital e o crescimento acelerado das PME.
“A principal conclusão que se destaca deste relatório é que a transformação digital também tem um grande impacto nos pequenos negócios a nível mundial”, afirmou Rodolpho Cardenuto, presidente, Global Channels & General Business da SAP.
“O nosso portefólio – SAP Business One, S/4HANA edição SAP Business All-in-One e a experiência digital de cliente, SAP Anywhere – é a base digital para as PME prosperarem na nova transformação digital de hoje. Está comprovado que as empresas que utilizam estas tecnologias têm uma operação mais simples e um crescimento mais rápido”, acrescenta Rodolpho Cardenuto.


As vantagens do software de análise

As PME estão a compreender e a tirar partido das vantagens do software de análise, do software colaborativo e de gestão da relação com o cliente (CRM) que as ajudam a simplificar operações e a competir com empresas de maior dimensão.
Mais de 39% das PME em todo o mundo concordam que “a participação ativa na economia digital será essencial para a sobrevivência da sua empresa nos próximos três a cinco anos”.
As PME em que a receita cresceu 10% ou mais no último ano dizem que estão “bem encaminhadas na aplicação da tecnologia de conexão entre pessoas, dispositivos e empresas”, representando mais de um terço de todas as PME na pesquisa e mais de 45% das PME com 500 a 999 colaboradores.
O estudo avança ainda que pelo menos 50,6% das PME inquiridas em todo o mundo utilizam software colaborativo como resultado da sua transformação digital, fazendo desta tecnologia a mais utilizada pelas PME. Os softwares de CRM e de análise foram os seguintes na lista dos mais utilizados, com pelo menos 38% e 37% das PME em todas as regiões a utilizar a respetiva tecnologia.
Entre 52,5% e 60,2% das PME inquiridas afirmam que “as novas soluções de tecnologia permitiram-nos começar ou continuar a corrigir o fluxo de trabalho e os processos de simplificação das operações e de melhoria da produtividade”.
Acresce ainda que o estudo revelou que as PME estão conscientes de determinados riscos e desafios associados à transformação digital. Muitas dessas preocupações foram mais frequentes nas PME da América do Norte, Ásia Pacifico e Europa, Médio Oriente e África (EMEA). Aproximadamente um quarto (24,7%) das PME na América do Norte, por exemplo, afirmam que têm “feito pouco ou nenhuma atividade” em relação à sua transformação digital.
Outras revelações do estudo no que aos riscos e desafios da transformação digital diz respeito são:
Cerca de um terço (entre 30,4 a 36,6%) das PME inquiridas concordam que “as relações pessoais entre os colaboradores da empresa não têm sido fortalecidas pela adoção da tecnologia”, com as PME de maior dimensão a concordarem ainda mais.
Entre 35 e 45% das PME inquiridas estão “preocupadas com a dependência excessiva em relação aos dados na tomada de decisões acertadas”. Esta preocupação foi mais frequente nas PME de maior dimensão.
OHE
http://www.oje.pt/transformacao-digital-acelera-pme/

Seja Um consultor SAP
 
Clique aqui e Sabia mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital Albert Einstein usa tecnologia SAP para aprimorar processo de avaliação de competências

Engolindo a SAP

O que é SAP S/4HANA? 13 perguntas respondidas