SAP ajuda Buenos Aires a combater enchentes

SAP ajuda Buenos Aires a combater enchentes

Decision Report     21/03/2016
Para evitar as enchentes, o governo da cidade autônoma de Buenos Aires decidiu explorar as novas tecnologias digitais e adotou com êxito soluções da SAP de mobilidade, big data e internet das coisas.
Desde sua fundação, em 1580, na foz do Rio Prata, a cidade de Buenos Aires sofre com chuvas torrenciais todos os anos. As inundações se tornaram um problema crônico, agravado pela infraestrutura antiga da cidade e pela alta densidade populacional. Os sistemas de drenagem entupidos prejudicaram a cidade, causando não só danos às propriedades, mas, pior, perdas de vidas ao longo dos anos.

Diante desse cenário, a cidade padronizou seus processos de manutenção e através de centros de controle passou a acompanhar tarefas em tempo real, a gerenciar o fluxo dos trabalhos e analisar dados, “entregando” a informação correta para o departamento correto.

O primeiro passo foi dado com a implementação da solução de gestão de relacionamento, SAP CRM, que permitiu o gerenciamento das permissões concedidas para construções e consertos em áreas públicas. Hoje, a integração do SAP CRM com o sistema de manutenção da cidade é total, cobrindo ruas, calçadas, semáforos, espaços verdes e árvores.

O passo seguinte foi adotar o SAP Mobile Platform e desenvolver uma aplicação móvel para que os fiscais que trabalham nas ruas pudessem dar entrada e processar dados in loco, permitindo a tomada de decisões rápidas e em tempo real.

Com a plataforma SAP HANA e a solução SAP Mobile, foi possível, por exemplo, garantir a limpeza das ruas e dos sistemas de drenagem, reduzindo os riscos de enchente. Em uma primeira experiência, durante três dias de chuvas torrenciais, foram analisados os dados de sensores de bueiros e as informações transmitidas nortearam a limpeza das ruas e dos sistemas de drenagem. Como resultado, não houve registro de inundações.

"A inovação tecnológica do software SAP contribui para uma gestão mais eficiente da cidade, simplifica as operações e melhorando enormemente a qualidade de vida para todas as pessoas que aqui vivem”, destaca Rodrigo Silvosa, diretor geral do controle de gestão do Ministério do Ambiente e Espaços Públicos, do Governo da cidade autônoma de Buenos Aires.

O processo de gerenciamento adotado em Buenos Aires garante velocidade nas ações. Os buracos, luzes defeituosas, tubulações de água estragadas são reportados ao Ministério de Meio Ambiente e Espaço Público, que notifica os empreiteiros, acelerando o processo de conserto e impactando a qualidade de vida dos cidadãos. A aplicação móvel também é utilizada para inspecionar lojas, emitir permissões relacionadas ao espaço público, como mesas nas calçadas para os restaurantes e para inspecionar e emitir permissões para feiras de rua e os “mercados de pulga” que existem por toda a cidade.

Usando a plataforma SAP Hana para analisar em tempo real dados de sensores e a SAP Mobile Platform, que possibilita o acesso móvel às informações, para garantir a limpeza das ruas e dos sistemas de drenagem, Buenos Aires tornou-se preparada para reduzir os riscos trazidos pelas fortes chuvas. As soluções SAP estão sendo usadas com sucesso para fazer a manutenção da infraestrutura, gerenciar as complexas relações com empresas contratadas e fornecedores, e para elevar a qualidade dos serviços, melhorando, dessa forma, a vida das pessoas.

AS soluções da SAP gerenciam recursos usados na manutenção de mais de 700.000 ativos, incluindo ruas e luzes, parques, paradas de ônibus, sistemas de drenagem, edifícios e pontes. “Com isso é possível proporcionar uma rápida resposta às solicitações de serviço da população e melhorar a coleta de lixo, prevenindo e evitando enchentes e as perdas e danos que poderiam resultar”, reforça Tonatiuh Barradas, vice-presidente de Indústrias Estratégicas da SAP Latino América.
Seja Um consultor SAP
 http://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=22181&sid=2

http://hbbrasilsap.blogspot.com.br/2016/01/corra-academias-de-janeiro-para.html
Clique aqui e Sabia mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital Albert Einstein usa tecnologia SAP para aprimorar processo de avaliação de competências

Engolindo a SAP

O que é SAP S/4HANA? 13 perguntas respondidas