Nuvem é mais uma faceta do mundo digital, avalia presidente da SAP América Latina
Nuvem é mais uma faceta do mundo digital, avalia presidente da SAP América Latina
Publicado
por: Déborah OliveiraEditor Publicado em 22 de Março de 2016 às 12h23
Segundo executivo, digitalização demanda conexão de todo um ecossistema por meio de uma solução única
O universo corporativo tem na ponta
da língua as tendências da atualidade: cloud, big data, analytcs e
mobilidade. Tudo isso, junto, culmina na digitalização, aposta das
empresas hoje para se diferenciarem no mercado. “A nuvem é só uma faceta
do mundo digital e o mundo digital não é uma disciplina separada do
resto”, avaliou Claudio Muruzábal, presidente da SAP América Latina e Caribe (LAC), em conversa com o IT Forum 365.
Ele assinalou que grande parte das pessoas pensa que ser digital é preciso adotar um CRM, ou ter uma estratégia omni-channel. Mas a verdadeira digitalização
vai muito além disso: ela conta com uma infraestrutura que permite
ligar pontos remotos da rede, parceiros, fornecedores, clientes. “Todos
conectados por meio de uma única solução, onde o core é o digital e a nuvem é parte do todo.”
E
embora o discurso permeie toda a indústria, há ainda um longo caminho
para que companhias na América Latina sejam, de fato, digitais. Mas o
que está faltando? Para Muruzábal a chave está no entendimento de que o
mundo digital não é somente para grandes empresas.
Pequenos e médios negócios também podem, e devem, ingressar no
universo. “Elas têm grande capacidade de movimentar a economia e devem
apostar na digitalização”, afirmou o executivo.
Como exemplo ele citou a Stara,
fabricante de médio porte de máquinas e equipamentos para agricultura
de precisão com sede em Não Me Toque, no interior do estado do Rio
Grande do Sul. A empresa tem hoje a primeira máquina agrícola conectada
on-line com uma solução SAP, responsável por melhorar o processo de
plantio e colheita de sementes. Segundo ele, esse é um exemplo de como a
tecnologia está gerando a possibilidade de nivelar pequenos, médios e
grandes fabricantes. “Trata-se de uma mudança simples que impacta
significativamente nos negócios.”
As pequenas e médias empresas (PMEs), inclusive, têm sido alvo da estratégia SAP em todo o mundo e, especialmente no Brasil. “A SAP tem foco nas PMEs,
mas nos últimos anos passamos a dar mais atenção com ferramentas
tecnológicas específicas para esse mercado”, observou, completando que a
fabricante alemã de software também está de olho em empreendedores e
startups.
Estratégia
Desde
agosto de 2015 como líder da operação latino-americana da SAP,
Muruzábal mostra-se animado com as oportunidades que a digitalização
traz para a estratégia da fabricante. “Meu trabalho e do time agora é o
de gerar valor para o cliente. Não vender bits e bytes, mas transformar o
negócio”, afirmou em português fluente. Seu desafio, hoje, é gerar
constante paixão de suas equipes pelo tema, provocando energia e
dedicação.
O executivo reconhece a turbulência
pela qual passa a América Latina. Contudo, ele está confiante e há
muitas oportunidades na região, afinal, disse, quem não investir agora
corre o risco de ficar para trás quando o mercado voltar com força
total.
Ele relatou que a SAP segue com sua
estratégia voltada para 25 verticais de mercado. Sua aposta é de que
segmentos como saúde e finanças registrem salto expressivo neste ano. Os
resultados de atuar com foco em verticais, entendendo a necessidade de
cada setor, têm sido positivos, garantiu. “Não somos uma empresa apenas de ERP”, lembrou, citando que a companhia já conta com 95 milhões de usuários de cloud e mais de 10 mil de Hana.
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