Hospital Albert Einstein usa tecnologia SAP para aprimorar processo de avaliação de competências
Hospital Albert Einstein usa tecnologia SAP para aprimorar processo de avaliação de competências
Publicado por: Déborah OliveiraEditor Publicado em 17 de Março de 2016 às 11h13
Adoção da ferramenta mostra casamento perfeito entre TI e negócios em prol dos clientes internos
Os números do Hospital Israelita Albert Einstein,
em São Paulo, referência nacional em saúde, impressionam. Em 2014, o
hospital somava 657 leitos operacionais, mais de 39 mil cirurgias,
excluindo cesáreas, executou quase 6 milhões de exames de imagem e
publicou mais de 400 trabalhos científicos em revistas indexadas.
Além
do hospital, atualmente, os negócios do Einstein incluem seis unidades
de medicina diagnóstica, seis unidades de ensino, uma célula de pesquisa
e outra de consultoria e gestão. “Somos mais do que um hospital, e,
sim, um sistema completo de saúde”, observa Ronaldo Oliveira, gerente de
Projeto de Sistemas de Operação de TI do Hospital Albert Einstein.
E toda essa engrenagem funciona graças aos seus 12 mil colaboradores, sendo que desse número quase 7 mil são médicos. “As pessoas fazem o Einstein”,
afirma o executivo. E foi pensando nas pessoas que o hospital decidiu
aprimorar o processo de avaliação de competências de seus talentos,
ajudando-os no desenvolvimento profissional.
Oliveira
explica que desde 2004 o Hospital usa tecnologias SAP para as áreas
financeira, contábil, suprimentos e recursos humanos. No departamento de
RH, o Einstein contava, até então, com módulos de folha de pagamento,
remuneração, benefícios administração de pessoal, recrutamento,
estrutura operacional e ponto eletrônico. Segundo ele, a adoção do SAP SuccessFactors, na nuvem, em 2015, chegou para completar a arquitetura de recursos humanos, com a implementação da avaliação de competências.
Patricia
Lugatto, especialista de TI do Hospital, conta que antes a tecnologia
para desenvolvimento de pessoal era customizada e todo o controle do
plano de desenvolvimento organizacional (PDO) controlado em planilhas.
Havia a necessidade de contar com uma ferramenta mais dinâmica que
mostrasse dados em tempo real para os gestores.
“Após
visitas a outros clientes e um RFP, identificamos que a ferramenta da
SAP estava em linha com nossas necessidades.” O projeto teve início em
julho de 2014 e foi finalizado em dezembro do mesmo ano. Contudo, o uso
da ferramenta aconteceu no ano passado, na primeira avaliação dos times.
A especialista destacou a parceria do RH e da TI como
um dos fatores-chave de trunfo do projeto, que teve sucesso de adesão:
99,6% dos profissionais elegíveis concluíram a avaliação, estabelecendo
ações de desenvolvimento e aprimoramento profissional.
Dados levantados pelo RH e pela TI apontam ainda que 12.792 pessoas preencheram seus perfis na ferramenta,
indicando informações de formação etc, 11.290 talentos foram analisados
na avaliação de desempenho e o sistema registrou 34 mil acessos.
Para
Simone Azevedo, gerente de RH do Albert Einstein, o maior desafio do
projeto foi contar com perfis diversificados de talentos no hospital
(muitos deles não têm estações de trabalho), e orientá-los sobre o
preenchimento da avaliação. “Engajamos do profissional de radiologia,
que fica cerca de quatro horas no hospital, ao camareiro”, comemora.
Uma
das ações de orientação destacadas por ela foi o uso de totens
interativos com tela sensível ao toque para simular como os
profissionais terão de realizar o preenchimento das informações. “A
ferramenta é intuitiva e ajudou bastante no processo”, conta,
acrescentando que o Hospital convidou alguns grupo para treinamento,
somando 2.207 horas e 1.471 profissionais, que ajudaram a disseminar a
informação sobre o correto uso da tecnologia.
“Como
cliente da área de TI, penso que uma equipe interna é fundamental para
conduzir projetos com excelência. Foi o que aconteceu. Além disso, é
preciso ter um bom parceiro, como tivemos”, completa.
Os
próximos passos, assinala Patricia, incluem a instalação da versão
móvel da tecnologia para ampliar o uso da solução da SAP a partir de
dispositivos móveis, melhorias no processo do plano de desenvolvimento e
expansão do uso para outros módulos.
Comentários
Postar um comentário