SAP auxilia na descoberta de câncer

SAP auxilia na descoberta de câncer

Decision Report     14/01/2016
 
A SAP anunciou soluções para contribuir com o desenvolvimento da medicina personalizada: a SAP Foundation for Health e a SAP Medical Research Insights. Desenvolvidas sobre a plataforma SAP HANA, elas facilitam a integração dos dados dos pacientes – dos biomédicos até os de prontuários médicos eletrônicos e testes clínicos –, fornecem análise em tempo real e geram relatórios que permitem aprimorar o atendimento a cada paciente.

Para Margareth Amorim, especialista em soluções para o setor de Saúde da SAP Brasil, a SAP Foundation for Health vai proporcionar uma alta capacidade para manipulação de dados vindos de pesquisas médicas, registros eletrônicos de saúde e sequenciamento do genoma humano. Por meio da plataforma de processamento de dados em tempo real, SAP HANA, pesquisadores e instituições já conseguem avaliar dados de pacientes instantaneamente e encontrar padrões em doenças e mutações genéticas.

A SAP Foundation for Health fornece um modelo flexível e extensível de banco de dados clínicos, gerenciamento da integração de dados e análises avançadas, em tempo real e em grande escala de informações estruturadas e não estruturadas.

Uma nova solução médica

Primeira solução executada sobre o SAP Foundation for Health, a SAP Medical Research Insights foi desenvolvida pelo SAP Innovation Center em estreita colaboração com o National Center for Tumor Diseases (NCT), na Alemanha, que realiza tratamento, pesquisa e prevenção do câncer.

A nova aplicação eliminou um processo demorado e complexo de pesquisa em vários bancos de dados, que incluía compilação de listas de pacientes, impressão de arquivos, verificação manual de critérios para estudos clínicos e análise individual de cada arquivo de paciente. Graças à velocidade proporcionada pelo SAP HANA e a um design simples, é possível um acesso fácil e seguro em tempo real a todos os dados dos pacientes e uma comparação de perfis a partir de várias fontes.

Além disso, pesquisadores clínicos podem filtrar e agrupar pacientes usando vários atributos, identificar potenciais pacientes para estudos clínicos com base em certos critérios, realizar testes de Kaplan-Meier para avaliar a taxa de sobrevivência dos pacientes após o tratamento e visualizar em tempo real cronogramas de histórico clínico de pacientes individuais.

Para os profissionais de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) em empresas na área de ciências da vida será possível analisar rapidamente dados do genoma, proteoma e clínicos de várias fontes para maximizar as observações médicas e o desenvolvimento de biofármacos, dispositivos e serviços voltados para a medicina personalizada. 


FONTE: http://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=21597&sid=3 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital Albert Einstein usa tecnologia SAP para aprimorar processo de avaliação de competências

Engolindo a SAP

O que é SAP S/4HANA? 13 perguntas respondidas