Totvs perde market share, mas segue líder no mercado brasileiro de ERP

Totvs perde market share, mas segue líder no mercado brasileiro de ERP



Segundo levantamento recente da Fundação Getulio Vargas, a hegemonia da companhia nacional começa a ser ameaçada pela alemã SAP

14 de Abril de 2016 - 12h52


A Totvs segue uma tendência de queda e, por mais um ano, vê cair sua participação no mercado brasileiro de sistemas de gestão empresarial (ERP). Segundo levantamento recente da Fundação Getulio Vargas, a hegemonia da companhia nacional começa a ser ameaçada pela alemã SAP.
A diferença entre as duas provedoras na pesquisa que mede a utilização de TI no País caiu para quatro pontos percentuais. Não faz muito tempo que a fornecedora de origem nacional dominava 40% desse segmento de software.
A Totvs caiu 1% nos últimos doze meses e atualmente detém 35% do market share. Entre as pequenas, possui 50% de participação, retração de um ponto frente ao ano anterior. Nas médias e nas grandes, a brasileira manteve o desempenho medido em 2015, com 40% e 20% de mercado, respectivamente.
No outro lado da balança, o estudo revela que a SAP mantém a curva levemente ascendente. Em um ano, a alemã ganhou 1% de participação e agora detém 31% do mercado brasileiro de ERP. O ganho veio junto às pequenas, onde fechou com 11% de mercado. A empresa, porém, se manteve estável nas médias e nas grandes, com 25% e 51% de participação, similares a 2015.
Oracle perdeu terreno e agora tem 15% do mercado brasileiro de ERP, sendo 9% nas pequenas, 16% nas médias e 21% nas grandes. A quarta empresa nessa disputa é a Infor, com uma fatia total de 5% desse segmento.
Fernando Meirelles, professor responsável pelo estudo, observa dois fenômenos impactando o mercado brasileiro de ERP. O primeiro versa sobre uma revolução comercial trazida pela nuvem. Outro ponto toca o papel dessas ferramentas nas organizações, que buscam sistemas mais adequados às suas particularidades.
Uma questão de inteligência
O especialista enfatiza, porém, que é na venda de ferramentas analíticas que reside o lucro dos fabricantes de TI. E, nesse segmento (que agrupa soluções de CRM e BI), a SAP possui 26% do mercado total, com maior participação entre as grandes empresas, onde possui 37% de market share.
A Oracle ocupa a segunda posição, com 21% de participação. A Totvs fica em terceiro, com 16% de market share e maior representatividade entre as organizações de menor porte, onde abocanha 27% de mercado.
A Microsoft tem 11% do mercado brasileiro de ferramentas analíticas, predominantemente entre as pequenas e médias. Nas grandes organizações, a empresa tem apenas 5% de presença. Por fim, a IBM possui 10%, ocupando a quinta posição, seguida pela Qlik, com 6% do mercado.

Não Perca Tempo!

Seja Um consultor SAP
 
Clique aqui e Sabia mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é SAP S/4HANA? 13 perguntas respondidas

Hospital Albert Einstein usa tecnologia SAP para aprimorar processo de avaliação de competências

SAP investe para estimular clientes a inovar