Stara leva trator conectado com solução ERP da SAP para Agrishow

Stara leva trator conectado com solução ERP da SAP para Agrishow

Giovana Kindlein 25 de abril de 2016 às 08:25


Presidente da Stara Máquinas Agrícolas, Gilson Trennepohl, apresenta o trator ST MAX 180, que permite o monitoramento das operações de campo em tempo real, no SAP Forum Brasil 2016. Foto: Giovana Kindlein

A agricultura de precisão já é uma realidade para os produtores do agronegócio brasileiro. A indústria de máquinas agrícolas gaúcha Stara, de Não-Me-Toque, apresenta a plantação conectada com o uso do trator ST MAX 180 com telemetria e tecnologia de internet das coisas (IoT), a partir desta segunda-feira, dia 25, na Agrishow 2016, em Ribeirão Preto (SP). ‘O sonho de todo produtor é colocar a fazenda na palma da mão’, diz o presidente da Stara, Gilson Trennepohl, 56 anos.

O trator ST MAX 180, que permite o monitoramento das operações de campo em tempo real, foi apresentado pela primeira vez há 40 dias, no dia 15 de março, no SAP Forum Brasil, em São Paulo. Com solução ERP da SAP e sistema de gestão online, o trator conectado possibilita obter informações operacionais desde a manutenção e uso da máquina como também de plantio.

“É uma máquina extremamente inteligente. O operador aperta o botão do piloto automático e ela faz tudo sozinha. Junto com o computador lá na frente (do trator), ele recebe as informações, faz o rastreamento desses dados, leva para o produtor, que pode fazer um comparativo do que ele fez no ano passado ou no ano retrasado”, explica Trennepohl. Além disso, segundo ele, a máquina conectada também mostra quando é preciso trocar o filtro ou o óleo do motor.

O projeto que une as informações da telemetria Stara ao sistema de gerenciamento das informações da SAP, líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, é inédito no mundo. “A Stara é uma organização que está focada na inovação”, afirma o diretor de desenvolvimento do SAP Labs, José Roberto Irion Kuplich.

Segundo ele, cada vez que uma máquina dessas vai para o campo, um planejamento de safra foi realizado. Esse planejamento é feito dentro de um software de gestão com controle de estoques, controle de material, etc. “Consigo saber em qual pedacinho da terra estou largando uma quantidade de semente, qual a velocidade que esse trator está indo, a velocidade do vento e isso tudo começa a me dar a eficácia da operação versus aquilo que eu tinha planejado. Consigo ver em tempo real, por exemplo, se o meu consumo de semente está sendo maior do que eu havia planejado prospectar esse consumo e verificar se já tenho em estoque, antecipar, e gerar alguma compra de semente”, esclarece Kuplich.

A conexão entre o agronegócio e a tecnologia digital começou em abril do ano passado, quando a indústria gaúcha lançou a tecnologia de telemetria, que em suma é a conectividade das máquinas com o cloud (nuvem). “Muitos produtores chegaram para nós, na Agrishow 2015, e falaram: – Fantástico, vocês conectaram a máquina na nuvem, agora eu posso acessar essa informação do meu smartphone, do meu tablet, mas eu preciso estar com essa informação dentro do meu ERP, do meu sistema de gestão. Quero que essa máquina se comunique com o meu gestor onde ele está para poder comprar insumos com eficiência e tomar a decisão acertada de qual investimento eu vou fazer”, lembra o presidente da Stara.

Responsável por 30% do PIB nacional, o agronegócio demonstra a crescente necessidade por plataformas que auxiliem a tomada das decisões. A conexão do trator ST MAX 180 funciona pelo celular com GPS, banda de celular ou wi-fi. Um trator equipado de fábrica com essa tecnologia custa em torno de R$ 320 mil. Mas o produtor também comprar e adaptar essa tecnologia em um trator usado e transmitir os dados para a nuvem. Neste caso, o custo cai para, em média, R$ 20 mil.

Hoje, a Stara exporta para 35 países. Setenta por cento de toda a linha de produtos da Stara está ligada à tecnologia digital e já vem com recursos de IoT. Em sete anos o faturamento passou de R$ 60 milhões em 2006 para R$ 1,6 bilhão em 2013. Neste período, a empresa ampliou a linha de produtos e criou uma rede de concessionários. O estande da Stara está na

A Agrishow 2016 segue até sexta-feira, dia 29.


Fonte: http://economiasc.com.br/stara-leva-trator-conectado-com-solucao-erp-da-sap-para-agrishow/


Seja Um consultor SAP
 
Clique aqui e Sabia mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital Albert Einstein usa tecnologia SAP para aprimorar processo de avaliação de competências

Engolindo a SAP

O que é SAP S/4HANA? 13 perguntas respondidas