SAP incorpora design thinking a nova solução para criação de aplicativos

SAP incorpora design thinking a nova solução para criação de aplicativos

Plataforma defende a experiência do usuário ao oferecer ferramentas e guias de design para desenvolvimento de aplicativos

Carla Matsu-14 de Setembro de 2016 - 11h40



Este guia permite que gerentes de TI selecionem a solução de transferência de arquivos certa para atender às suas necessidades organizacionais com base em suas necessidades individuais. Acesse

A fabricante de software alemã SAP buscou inspiração no design thinking para entregar uma nova plataforma aos seus clientes.

Nessa terça-feira (13/09), a companhia anunciou durante o SAP Spotlight Tour, em Palo Alto (CA), o lançamento da solução Build, software centrado na experiência do usuário como serviço (UXaaS, sigla em inglês para User Experience as a Service) e que se integra a arquitetura de sua plataforma em nuvem Hana.

Trata-se, segundo a SAP, de uma ferramenta compreensiva que permite que clientes criem de forma mais eficiente - em termos de custo e tempo - protótipos de aplicativos enquanto asseguram as reais necessidades de seu usuário final.

Em resumo, a SAP Build é uma espécie de painel de controle em nuvem com ferramentas de design e guias para a criação de aplicativos, onde responsáveis por seu desenvolvimento conseguem detalhar etapas do projeto, desenhá-lo e compartilhá-lo com outros membros da equipe, além de coletar feedback em tempo real de potenciais usuários finais. A ideia é simples: ao ajustar o produto antes de colocá-lo no mercado, empresas ou startups aumentam suas chances de um retorno bem-sucedido.

“Antes de você resolver um problema, você precisa entendê-lo, parece senso comum, certo? Mas é o que fazemos quando usamos o design thinking”, diz Sam Yen, Chief Design Officer na SAP, ao apresentar a solução.

A empresa mantém em Palo Alto um escritório e um centro de inovação que, entre outros propósitos, se dedica a testar modelos de negócios e soluções com seus clientes. Uma cultura de co-inovação incorporada nos últimos anos dentro da SAP e que se reflete na vocação da nova plataforma.

Apps mais assertivos


Em um mundo que incorpora cada vez mais uma economia voltada para aplicativos, ter adesão e engajamento de usuários tem se tornado uma espécie de moeda valiosa para empresas. Nesse contexto, a SAP visa não só incentivar a construção de apps, como torná-la “mais acessível” e assertiva.

Segundo a fabricante alemã, para usar a nova plataforma não é necessário conhecimento técnico prévio.

"A Build pretende ser o recurso definitivo para a inovação no design, para ajudar um mercado carente em TI a aprender, adotar e escalar o design thinking e a experiência do usuário para a transformação digital", defende Yen.

Um dos grandes destaques é a oferta de um inventário de aplicações. A plataforma dá acesso a uma variedade de apps desenvolvidos pela chamada "comunidade Build", onde é possível pesquisar apps que se assemelham ao propósito que um cliente busca e "aproveitar" seus códigos ao cloná-los para um novo projeto e modificá-los de acordo com as necessidades de um novo aplicativo.

Além disso, a plataforma em nuvem permite aproveitar templates prontos e abrir “estudos”, onde o responsável pela criação do app pode publicar questionários a usuários finais, assim como analisar dados de uso da ferramenta.

A SAP Build começou a ser desenvolvida há cerca de um ano e meio e passou para fase beta no início deste ano, contando já com clientes, entre eles as canadense ATB Financial e Convergent IS.

Diferente de outras ferramentas de design independentes, a Build se beneficia da coleta e análise de dados da solução em nuvem Hana, que ajudam, segundo a SAP, a reduzir o risco e as dificuldades de transferir um app de sua fase de design pra o seu desenvolvimento e, finalmente, o seu lançamento ao mercado.

*Jornalista participa do Spotlight Tour, nos Estados Unidos, a convite da SAP.
Fonte: http://computerworld.com.br/sap-incorpora-design-thinking-nova-solucao-para-criacao-de-aplicativos
Seja Um consultor SAP
 
Clique aqui e Sabia mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital Albert Einstein usa tecnologia SAP para aprimorar processo de avaliação de competências

Engolindo a SAP

O que é SAP S/4HANA? 13 perguntas respondidas