LinkedIn anuncia integração com softwares de rivais da Microsoft

LinkedIn anuncia integração com softwares de rivais da Microsoft

 
15/09/2016 às 11h16  Por Cibelle Bouças | Valor SÃO PAULO - 
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O LinkedIn, rede social de relacionamentos profissionais, comprada pela Microsoft em junho por US$ 26 bilhões, desenvolveu softwares que permitem a integração para relacionamento com clientes (CRM em inglês) de rivais com a sua ferramenta Sales Navigator — usada por empresas para obter dados e contatos de clientes e facilitar a realização de negócios entre companhias (B2B).

A ferramenta já permitia integração com empresas que usavam softwares de CRM da Microsoft e da Salesforce — líder na categoria, com 19,7% de participação, segundo a consultoria Gartner.

Ontem, a companhia anunciou parceria com as concorrentes SAP, Oracle, Netsuite, Hubspot e SugarCRM. A perspectiva da companhia é tornar a ferramenta disponível para integração com softwares de CRM de outros fornecedores futuramente.

Miguel Assaf, diretor de soluções de vendas do LinkedIn, disse que a escolha dessas empresas levou em consideração os softwares de CRM mais usados pelos clientes empresariais da rede social. “Embora o LinkedIn tenha sido adquirido pela Microsoft, a companhia segue firme no intento de buscar trabalhar com vários parceiros. A maioria das empresas que tem CRM quer usar o Sales Navigator e não depender exclusivamente do CRM de um fornecedor ou outro”, afirma Assaf.

De acordo com informações do Gartner, o mercado de CRM movimentou US$ 26,3 bilhões em 2015, com aumento de 12,3% em relação a 2014. O segmento é liderado pela Salesforce, com 19,7% de participação, seguida por SAP (10,2%), Oracle (7,8%), Microsoft (4,3%) e Adobe (3,6%).

No Brasil, esse mercado encolheu 7,8%, para US$ 355,7 milhões. No país, a SAP lidera em softwares de CRM, com participação de 23,9% do mercado, seguida por Salesforce (10%), Genesys (4,2%), Verint Systems (3,4%) e Nice Systems (3,2%). A Totvs possui 1% de participação no mercado de CRM, segundo o Gartner. A Microsoft não aparece na lista dos 14 maiores competidores, no Brasil ou no mundo.

O executivo também acrescenta que o LinkedIn vai se manter como uma empresa de atuação independente, mesmo após a conclusão da compra pela Microsoft, que ainda depende de aprovação de órgãos antitruste em diferentes países. A proposta de integração com softwares concorrentes está em linha com as ambições da Microsoft, de ser vista cada vez mais como uma empresa de dispositivos e serviços.

A integração da ferramenta de vendas do LinkedIn para diversos fornecedores de software de CRM pode ser desfavorável para a Microsoft alavancar as vendas desses produtos específicos, mas vai favorecer um crescimento mais acelerado das vendas da ferramenta pelo LinkedIn para empresas e, indiretamente, gerar ganhos para a gigante americana de software.

O analista-chefe do Morgan Stanley, Keith Weiss, estima que a compra do LinkedIn pela Microsoft vai gerar para a companhia de software um ganho anual de receita de US$ 5 bilhões. Esse crescimento virá das vendas do Sales Navigator do LinkedIn para uma base de 10 milhões de usuários do CRM Dynamics, da Microsoft no mundo; da venda de ferramentas do LinkedIn para recrutamento de profissionais para as 230 mil empresas que usam os softwares de gestão empresarial (ERP) da Microsoft; e da venda de dados da base do LinkedIn para os 150 milhões de assinantes do Office 365. O Morgan Stanley também prevê uma economia anual de US$ 800 milhões com sinergias em despesas administrativas e distribuição.

Assaf diz que a ferramenta Sales Navigator possui em torno de 100 clientes empresariais no Brasil, sendo a maioria grupos de tecnologia, serviços financeiros e consultorias. O LinkedIn não informa para quantas companhias essa ferramenta é vendida no mundo. Assaf diz apenas que ela responde por 17% do faturamento do LinkedIn, que no ano passado foi de US$ 3 bilhões, com avanço de 35%. “Nossa expectativa para as vendas do Sales Navigator é de um crescimento de 50% a 100% no ano, globalmente e no Brasil”, afirmou Assaf.

O Brasil é o terceiro maior mercado para o LinkedIn em número de usuários, com 25 milhões de cadastros, ficando atrás dos Estados Unidos e da Índia. No mundo, a rede social possui 443 milhões de cadastros. Em receita, a estimativa é que o LinkedIn tenha movimentado US$ 30 milhões no país no ano passado.

Fonte: http://www.valor.com.br/empresas/4710921/linkedin-anuncia-integracao-com-softwares-de-rivais-da-microsoft

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