CEITEC implanta solução SAP S/4HANA

CEITEC implanta solução SAP S/4HANA


Decision Report 03/06/2016

A CEITEC, empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), cuja finalidade é desenvolver e produzir semicondutores no Brasil, precisava de uma solução capaz de suportar seus processos de negócios e o crescimento previsto para os próximos anos. Depois de realizar uma licitação, a CEITEC se tornou a primeira empresa pública do mundo a implementar a solução SAP S/4HANA.

“A CEITEC responde por projetos de grande impacto nacional e precisava garantir rastreabilidade e perfeita integração com os sistemas financeiros federais, como o SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira”, afirma Ireneo Demanarig, assessor especial da presidência da empresa. “Também precisávamos de ferramentas que nos permitissem manter e atualizar nossas certificações de qualidade, nacionais e internacionais. Com a utilização das soluções SAP S/4HANA e Simple Finance, conseguimos implementar esses requisitos essenciais para o nosso negócio”.

Ireneo ressalta ainda o baixo TCO (total cost ownership) de implementação e manutenção de todo o sistema: “a plataforma SAP S/4HANA não exigiu nenhum investimento em ampliação da infraestrutura já existente ou contratação de pessoal especializado em TI”.

O líder do projeto de implementação, Daniel Rosa, salienta que a CEITEC, que mantém um centro de projeto de circuito integrado e uma fábrica de semicondutores, tinha de melhorar seu back office para concretizar o posicionamento estratégico que pretende atingir no mercado de semicondutores. “Em empresas como a nossa, é vital dispor de uma visão clara de contratos, custeio além do sistema de gestão interno seguir as obrigações públicas e de conformidade com controles de produtos industriais”, explica. “Anteriormente, a troca de informações com outros sistemas do governo podia demorar dias. Agora, com a plataforma SAP HANA e o Simple Finance, contamos com muito mais rapidez, simplificação e agilidade. Tudo é feito em tempo real”.

O kick off do projeto aconteceu em 14 de abril de 2015, e o go live em dezembro do mesmo ano. “Utilizamos banco de dados HANA e hospedamos a solução na própria CEITEC”, comenta Daniel Rosa. Ele ressalta que a empresa aproveitou toda a expertise de best practices localizadas para o Brasil oferecida pela SAP. “Dessa forma, pudemos acelerar a velocidade de implementação, feita em um tempo recorde de apenas nove meses”.

O processo de implementação contou com o apoio do Solution Center Brasil da SAP e da área de Customer Care da SAP, além da participação de especialistas do SAP Labs Latin America. “A proposta de acompanhamento da SAP fez toda a diferença, complementado pela participação da integradora Meta, outro grande diferencial para o sucesso obtido”, observa Daniel Rosa.

Seja Um consultor SAP
 
Clique aqui e Sabia mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital Albert Einstein usa tecnologia SAP para aprimorar processo de avaliação de competências

Engolindo a SAP

O que é SAP S/4HANA? 13 perguntas respondidas