Conheça 4 inovações criadas em desafio do SAP Labs Latin America
Conheça 4 inovações criadas em desafio do SAP Labs Latin America
Por Déborah Oliveira- 7 de agosto de 2017 às 13:54
Protótipos foram desenvolvidos para Burguer King, O Boticário, Cielo e Eurofarma
A SAP tem apostado cada vez mais em coinovações, mirando o desenvolvimento de soluções que atendam problemas de mercado. E para fazer esse desejo se tornar realidade uma das ações colocadas em prática pela empresa de software no Brasil é o Innoweeks. Trata-se de uma competição de inovação promovida pelo SAP Labs Latin America, que conta com a participação de estudantes universitários de diversos cursos e colaboradores do SAP Labs.
Na edição de 2017, cerca de 120 se envolveram no desafio, que tinha como premissa tecnológica o uso da nova plataforma da SAP, o Leonardo. A solução reúne internet das coisas (IoT), big data, blockchain, inteligência artificial e machine learning.
Os grupos trabalharam em projetos para as empresas Burger King, O Boticário, Cielo e Eurofarma durante quatro semanas e apresentaram o resultado do projeto na última quinta-feira (3/8), em São Leopoldo (RS), no SAP Labs Latin America.
Para desenvolver os protótipos, cada grupo teve à disposição uma sala de projeto, uma verba em dinheiro (para viagens ao cliente e compras de equipamentos) e ferramentas da SAP.
Daniel Duarte, criador do Innoweeks e executivo-chefe de Inovação e Experiência do Cliente do SAP Labs Latin America, aponta que o diferencial do desafio é que ele reúne times multidisciplinares em torno de um problema real. “Estimulamos esse tipo de trabalho”, comentou ele.
O projeto vencedor foi o criado para o Burger King, que buscava encontrar uma forma de garantir manutenção preditiva das câmaras frias e de sistemas de exaustão da rede de restaurantes no Brasil. O segundo lugar ficou com o time que desenvolveu um sistema de monitoramento 100% automatizado para o controle de estoque de produtos, distribuídos nas lojas próprias e franqueadas de O Boticário.
A terceira posição foi para a equipe que trabalhou na identificação digital com autenticação segura para a Cielo. E, por fim, o quarto lugar ficou com o projeto que mirava a elaboração de um dispositivo para a Eurofarma de apoio aos cuidadores e famílias de pacientes que possuem o Mal de Alzheimer. Confira abaixo cada um dos projetos.
Manutenção preditiva
Com 500 lojas no Brasil e com a expectativa de dobrar esse tamanho até 2020, o Burger King tem como diferencial a preparação da carne dos hambúrgueres no fogo, e não na chapa como geralmente acontece em restaurantes do tipo. Além da qualidade dos ingredientes, que são frescos e cortados todos os dias. Para tal, a rede de fast food precisa de equipamentos específicos, que tratam de produzir seus 340 mil hambúrgueres todos os dias.
No caso das carnes, o equipamento opera em altas temperaturas, de mais de 100 graus Celsius, e para os demais ingredientes uma câmara fria é fundamental no processo. Se esses equipamentos apresentam problemas, a loja simplesmente para, gerando perdas financeiras da ordem de R$ 2,4 milhões ao ano e, naturalmente, danos à sua imagem.
O time SAP que aceitou o desafio de buscar uma solução para esse quadro encontrou na manutenção preditiva dos equipamentos a resposta. Lucas Escouto, especialista de Marketing e Comunicação do SAP Labs Latin America, indicou que a equipe pensou, por meio de design thinking, em uma forma de tornar a manutenção mais orquestrada, otimizada e eficiente com o objetivo de antecipar riscos e evitar paradas.
Lucas Escouto, especialista de Marketing e Comunicação do SAP Labs Latin America, apresenta projeto vencedor do desafio (Foto: João Alves)
O resultado foi a inclusão de sensores nos equipamentos, turbinados com aprendizado de máquina, que se comunicam com uma controladora. Esta, por sua vez, coleta dados, enviada para a nuvem da SAP e mostra as informações em um portal, relatando a situação das máquinas. “Hoje, a solicitação de manutenção em equipamentos acontece manualmente, a partir do envio de uma mensagem, via WhatsApp, para o responsável”, explicou Escouto. Além disso, contou, ela só acontece quando a máquina apresenta problemas.
O piloto foi realizado em uma loja em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Imediatamente, ele se provou benéfico para o Burger King. No portal, foi possível identificar alertas de máquinas que estão com temperatura anormal e, portanto, precisam de um técnico para manutenção. “Diante da informação de risco de falha, o sistema aciona a manutenção automaticamente”, detalhou ele.
Segundo Escouto, a ferramenta, que foi baseada no SAP Leonardo, monitora, ainda, falsos positivos. Um exemplo é quando a câmera de refrigeração é aberta para inclusão de produtos e os sensores mostram aquecimento. A tecnologia detecta a situação e não realizada chamados desnecessários de manutenção.
Escouto contou que o Burger King demonstrou interesse na implementação da solução em sua rede. O projeto foi o primeiro lugar na competição da SAP.
Estoque inteligente
Com presença em 1.750 cidades brasileiras e um estoque pronto para atender a demandas nos próximos dois anos, somando um valor entre R$ 2 bilhões e R$ 4 bilhões em produtos, O Boticário apresentou o desafio de rastreabilidade de produtos desde o centro de distribuição até a loja.
O projeto rendeu o segundo lugar na competição Innoweeks. Matheus Souza, engenheiro de soluções do SAP Labs Latin America, conta que ele e seu time criaram uma solução de smart shelf. A ideia é instalar, nas prateleiras das lojas, uma câmera dotada de inteligência artificial que fotografa e filma em tempo real os produtos, fazendo, automaticamente, a sua baixa no estoque.
Matheus Souza, engenheiro de soluções do SAP Labs Latin America, detalha projeto executado em loja da rede O Boticário (Foto: João Alves)
Geralmente, as lojas fazem o inventário do estoque por mês e a proposta do time de Souza é efetuar o acompanhamento minuto a minuto. “Desde o centro de distribuição, até a compra, tudo é controlado”, explicou ele.
Esse tipo de solução, contou Souza, pode ajudar O Boticário a incrementar em 8% seu faturamento, em razão de um controle mais efetivo de estoque. Adicionalmente a essa tecnologia, o time de Souza também criou um sistema de troca de pontos para os franqueados que mantém a loja e o estoque em dia.
Inspirado pelo bitcoin, o grupo batizou a moeda de troca de Botcoin. À medida que o franqueado alcança os objetivos propostos pelo programa, pode trocar os pontos por produtos na rede O Boticário, eliminando intermediários no processo.
Compra não autorizada nunca mais
Você já teve alguma compra na web não autorizada pelo banco? Em um projeto desenhado para a Cielo, o grupo de Raul Bellina, regional Program Owner para América Latina do SAP Labs Latin America, quis exatamente acabar com esse problema. Ele explicou que, geralmente, transações legítimas não aprovadas representam 20% das movimentações no e-commerce, gerando perda de R$ 13,4 bilhões para os varejistas on-line.
A ideia começa a ganhar vida em lojas físicas que usam máquinas Cielo, equipadas com tecnologia de pagamento por aproximação (NFC). Na compra de produtos, o usuário usa seu smartphone como método de pagamento e é aí que a mágica acontece. Na primeira compra, a máquina registra o cliente e ele não precisa se identificar mais a partir daí.
Raul Bellina, regional Program Owner para América Latina do SAP Labs Latin America, comenta passos do projeto para a Cielo (Foto: João Alves)
Nas próximas compras on-line, o sistema faz a validação da identidade, alinha com o perfil do cliente, e autoriza a compra. “Diferentemente dos sistemas disponíveis hoje, ele tem machine learning, aprendendo sozinho com o histórico e comportamento. É um nível mais avançado de automação”, justificou ele.
Segundo Bellina, a solução tem impacto baixo de implementação, exigindo apenas uma adaptação do sistema do ponto de venda (POS, na sigla em inglês). Assim, basta que o varejista contrate o serviço.
De olho no Alzheimer
Atualmente, estima-se haver cerca de 46,8 milhões de pessoas com o Mal de Alzheimer no mundo. Esse número praticamente dobrará a cada 20 anos, chegando a 74,7 milhões em 2030 e a 131,5 milhões em 2050, segundo dados do Relatório de 2015 da Associação Internacional de Alzheimer (ADI).
Com a expectativa de vida aumentando no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), observa-se crescimento acentuado da doença em solo nacional.
Vanuza Antunes, consultora de processos de negócios do SAP Labs Latin America, conta que uma vez que a pessoa desenvolve a doença, ela sempre precisará de cuidados, mas metade delas desiste do tratamento. Isso porque, elas não têm acesso a informações diante de situações corriqueiras sobre o tratamento adequado dos pacientes. Fora isso, em alguns casos, pacientes em tratamento acabam se perdendo, pois saem de casa para dar uma volta e não se lembram mais onde moram.
Vanuza Antunes, consultora de processos de negócios do SAP Labs Latin America, conta processo de desenvolvimento do Eurocare (Foto: João Alves)
Diante desse quadro, a Eurofarma apresentou um desafio ao grupo de Vanuza baseado em duas frentes: conhecer melhor o paciente e seu cuidador, e engajar mais médicos no compartilhamento de informações sobre a doença.
“Criamos, então, o Eurocare”, contou ela. O Eurocare é uma base de dados sobre o paciente, que prevê comportamentos durante o tratamento e ajuda o cuidador com informações sobre o processo. “Juntamos machine learning, inteligência artificial e IoT para gerar uma solução que traz benefícios para o cuidador e a Eurofarma”, disse.
Associado a essa tecnologia, acessada por meio de dispositivos móveis, está um chatbot com perguntas e respostas sobre a doença. A proposta é que as informações do sistema sejam geradas por médicos da rede Eurofarma. “Com uma resposta para dúvidas em cada fase do tratamento, o cuidador se sente mais acolhido”, justificou Vanuza.
O sistema também monitora o humor do paciente após a ingestão de medicamentos e casos haja variações, o médico pode observar e alterar o remédio.
Para quando o paciente sair, o grupo propôs um dispositivo vestível acoplado à roupa que monitora, em tempo real, a localização dele, facilitando a busca pelo cuidador ou familiares.
*A jornalista viajou a São Leopoldo (RS) a convite da SAP
Fonte: https://itforum365.com.br/industria/4-inovacoes-criadas-sap-labs-latin-america
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