Fibria amplia análises com tecnologia de big data

Fibria amplia análises com tecnologia de big data

Decision Report 11/11/2016

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria surgiu em 2009 como resultado da fusão da Aracruz e da Votorantim Celulose e Papel (VCP). A consolidação da empresa, exigiu um processo complexo de sinergia das suas operações, envolvendo desde a estratégia de negócios até a otimização da infraestrutura de TI e a implementação de projetos de big data com análise preditiva. Para auxiliar na organização, desempenho e otimização de resultados, a companhia, que em 2015 faturou R$ 10,081 bilhões, adotou as ferramentas SAP Predictive Analytics, rodando na plataforma de processamento de dados em tempo real HANA.

“A Fibria é uma empresa que nasceu conectada e automatizada. Depois de unificar as estruturas de TI, passamos a determinar como a tecnologia de análise de dados poderia otimizar os processos de negócios da companhia”, diz Wilson Lopes, gerente geral de Tecnologia de Informação da Fibria.

Segundo o executivo, a companhia buscava uma solução que permitisse fazer análises de grandes volumes de dados, ajudando a suportar os projetos e os investimentos realizados até ali. Em conjunto com a consultoria Ernst & Young, a empresa criou Fóruns de Negócios Estratégicos de TI para determinar quais as áreas de negócios com maior maturidade para lidar com analytics sob o conceito de big data. “Foram identificados 26 projetos que poderiam tirar proveito com esse perfil, trazendo maior retorno para o negócio”, conta Lopes.

Melhores práticas


Em 2015, a Fibria adotou a solução SAP Predictive Analytics rodando em HANA, e passou a trabalhar inicialmente nos projetos de seu Centro de Tecnologia - CT, que desenvolve projetos como o desenvolvimento de novos clones de eucalipto e melhores práticas de manejo florestal. “Um dos desafios é antecipar o conhecimento sobre as causas e efeitos de anomalias sobre os plantios provocadas pelas mudanças do clima e nortear ações para minimizar os impactos sobre a produtividade dos plantios”, relata Robert Sartório, gerente de Manejo Florestal e Recursos Naturais do CT da Fibria.

Com a nova solução, a Fibria pôde identificar previamente os fatores e variáveis que interferiam no desenvolvimento dos eucaliptos. “Mapeamos fontes de dados, entendemos as variáveis, fizemos correlações com dados de clima e assim reduzindo o impacto climático em nossas florestas”.

A solução analítica também foi implementada para dar andamento ao projeto industrial da empresa. A ferramenta analisou quase 1,6 bilhão de registros e mais de 654 variáveis para ajudar a identificar os melhores ajustes e configurações para os digestores da Fibria, equipamentos utilizados para transformar a madeira em pasta celulósica, matéria-prima para a fabricação da celulose branqueada de eucalipto, matéria-prima usada para a produção de vários tipos de papéis.

Retorno sobre o investimento


O gerente geral destaca o expressivo ROI obtido em menos um ano de produção da solução SAP. “A partir da análise preditiva de dados gerados durante 14 anos de operações, a companhia passa a contar com processos otimizados em seus negócios core, o que significou a redução de gastos, aumento de produtividade, excelência em processos produtivos, mais eficiência e otimização de investimentos”, afirma Wilson Lopes.

Outros indicadores destacados por Lopes são as 654 variáveis organizadas em 735 milhões de registros em apenas 27GB de HANA; a inclusão das principais variáveis nos planos estatísticos de processo e uma maior compactação de dados proporcionada pela plataforma HANA.

Os bons resultados obtidos nessas duas primeiras implementações já estão levando a Fibria a estudar a adoção gradativa da análise preditiva aos outros projetos identificados pelos Fóruns de Negócios Estratégicos de TI. “Temos uma arquitetura montada e capacidade de banco de dados e de processamento para o programa de projetos Big Data & Analytics”, conclui o executivo.

Fonte: http://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=24239&sid=6
Seja Um consultor SAP, Confira também nossas soluções SAP
 
Clique aqui e Sabia mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital Albert Einstein usa tecnologia SAP para aprimorar processo de avaliação de competências

Engolindo a SAP

O que é SAP S/4HANA? 13 perguntas respondidas