Curiosidades SAP's

Curiosidades SAP's

Muitas pessoas perguntam o que significa SAP, muitas pessoas diretamente ligadas à SAP não conseguem explicar ao certo o significado, segue algumas definições:


A SAP começou suas atividades em 1972, na cidade de Walldorf, Alemanha, quando cinco engenheiros, ex-funcionários da IBM: Dietmar Hopp, Hans-Werner Hector, Hasso Plattner, Klaus Tschira e Claus Wellenreuther, decidiram criar sua própria empresa de desenvolvimento de sistemas: a SAP AG. Tinham a visão de desenvolver um software aplicativo padrão para processos de negócios em tempo real.

O nome da empresa era temporariamente uma abreviação de em alemão) Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung
(em inglês: Systems, Applications and Products in Data Processing,
em português: Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados).

Um ano depois, o primeiro componente de contabilidade financeira estava pronto, formando a base para o contínuo desenvolvimento de outros componentes de software para aquilo que mais tarde veio a ser conhecido como sistema “R/1”.
O “R” é a primeira letra de “real-time data processing” (processamento de dados em tempo real). Perto do fim da década, o exame exaustivo do banco de dados IBM da SAP e do sistema de controle de diálogo levam ao nascimento do SAP R/2 (Realtime System Version 2), o primeiro produto importante da SAP, um conjunto de módulos de software destinado a mainframes, que em 1995 já era utilizado por mais de 2000 empresas.

À medida que novos conceitos iam surgindo no campo da informática, a SAP ia atualizando seu produto, até que em 1989, as primeiras aplicações do SAP R/3 foram apresentadas numa conferência em Hanôver, Alemanha. R/2 e R/3 não representam versões de um mesmo sistema, trata-se na verdade de produtos diferentes. O R/2 era um conjunto de módulos de software destinado a mainframes, enquanto o R/3 foi desenvolvido para o ambiente cliente/servidor. Nesse ambiente algumas estações solicitam serviços (clientes), e outras atendem (servidores), realizando determinados tipos de processamento ou compartilhando recursos como impressoras, arquivos e bancos de dados.

O SAP R/3 é um sistema que oferece um conjunto de módulos com diversas aplicações de negócio. Os módulos são integrados e contém a maior parte das funcionalidades necessárias às grandes corporações, incluindo manufatura, finanças, vendas e distribuição e recursos humanos. Cada módulo é responsável por mais de 1000 processos de negócio, cada um deles baseado em práticas consagradas no mundo dos negócios. A configurabilidade do sistema é tornada possível por 8000 tabelas que administram desde a estrutura corporativa até a política de desconto oferecida aos clientes.

O sistema oferece o processamento de informações em verdadeiro tempo real ao longo da empresa onde estiver implementado. Não é a toa que o sistema é um best-seller como provam os números a seguir.
Em 1995, a SAP tinha mais de 6 600 colaboradores ao redor do mundo. Nesse mesmo ano, a SAP liderava o mercado de softwares para ambiente cliente/servidor. Além disso, a SAP ocupava a quinta posição no ranking das empresas de software, neste mesmo ano chega ao Brasil. Para que possa ser corretamente utilizado, todos os softwares comercializados passam por um processo chamado de localização, ou seja, a adequação do sistema para atender à legislação brasileira.

Em dezembro de 2011, a SAP SE fez um acordo para adquirir a SuccessFactors Inc. por 3,4 bilhões de dólares — 52% mais do que o preço de fechamento das ações em 2 de dezembro de 2011. Com a aquisição, a SAP SE se tornará ainda mais competitiva contra a Oracle Corporation na categoria de mercado de Cloud computing Hoje, 293.000 empresas em 190 países possuem o produto da SAP implementado. Um dos motivos do sucesso da SAP é o montante investido em pesquisa e desenvolvimento e as alianças estratégicas que forma com outros desenvolvedores de sistemas. Estes parceiros criam add-ons (programas complementares) que adicionam funcionalidades ao software de gestão. Este tipo de união permite que a SAP foque seus esforços nos seus principais produtos.

Hoje, a SAP Brasil é uma das maiores subsidiárias da SAP em todo o mundo com 1500 funcionários. Seu presidente atual é Cristina Palmaka

Um sistema SAP é composto por três camadas:
  1. Frontend
  2. Application
  3. Database
Frontend é camada responsável por "exibir" as telas ao usuário.
Application é onde são processadas as operações efetuadas, transferindo para o Frontend, os dados a serem exibidos. É nessa camada que os programas ABAP são executados.
A camada de Application possui diversos serviços e processos (também chamados de Work Process) disponíveis.
Database é um servidor de Banco de Dados com um ou mais servidores de Application. Isso garante a integridade dos dados, e permite uma distribuição de carga nos servidores de aplicativo entre os usuários.

Fonte: SAP Sytems - SAP

Seja Um consultor SAP
 
Clique aqui e Sabia mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital Albert Einstein usa tecnologia SAP para aprimorar processo de avaliação de competências

Engolindo a SAP

O que é SAP S/4HANA? 13 perguntas respondidas