A tecnologia que faz da Alemanha uma seleção vencedora

A tecnologia que faz da Alemanha uma seleção vencedora 

A equipa alemã, campeã do mundo, está nas meias-finais do Euro2016, onde irá medir forças com a seleção anfitriã, a França.

Vídeo Foto: © SAP SE

A tecnologia que faz da Alemanha uma seleção vencedora


Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt 04-07-2016 19:00

Muito se tem falado da forma como a seleção alemã treina para conseguir vencer os jogos que disputa. Foi assim no Brasil, quando treinou nas horas de maior calor e altitude elevada, acabando por se sagrar campeã do mundo no Rio de Janeiro.

Agora, enquanto decorre o campeonato europeu em França, onde já atingiu as meias-finais, são revelados mais pormenores sobre o treino tecnológico da formação comandada por Joachim Low, uma ajuda tecnológica que chegou em 2013.

A SAP e a Seleção Alemã de Futebol (DFB) revelaram um conjunto inovador de tecnologias e protótipos que estão a ser utilizadas no treino e preparação da equipa germânica, assim como na análise aprofundada dos seus adversários durante o Euro2016.

Uma das tecnologias que ajuda os jogadores campeões do mundo é o ‘SAP Challenger Insights’, que serve de prepararação para cada jogo, ao fornecer um conhecimento profundo, com base em dados analíticos, das formações e tendências ofensivas e defensivas de cada equipa rival. Esta informação permite aos treinadores e selecionador analisarem as táticas dos adversários e criar um plano de jogo para a equipa. A informação está disponível através de iPads, que todos os jogadores têm nos seus cacifos, antes e durante o intervalo de cada jogo, fornecendo-lhes o possível plano de jogo das equipas adversárias e o acesso a referências de táticas anteriores através de repetições em vídeo.

Outra ajuda é o ‘Penalty Insights Function’, uma nova funcionalidade que fornece aos guarda-redes e respetivos treinadores todas as informações do comportamento tático relacionado com os pénaltis de todas as equipas e jogadores presentes no campeonato. A equipa pode pesquisar o top cinco (ou um intervalo superior) dos jogadores adversários que têm mais probabilidades de marcar os pénaltis, as áreas da baliza para onde costumam bater a bola, o tipo de remate e como o jogador avança para o remate. É possível ainda observar vídeos correspondentes em tempo real.

Estas informações podem ser partilhadas pelos jogadores e treinadores através de uma ‘cloud’.

“A digitalização influencia toda a economia e sociedade e está também a entrar no mundo do desporto. A SAP e a Seleção Alemã de Futebol uniram-se para liderarem esta transformação digital e levar o futebol a um novo nível. Com a aplicação SAP Challenger Insights e a função Penalty Insights para SAP Sports One, estamos a colocar o poder dos dados e da informação em tempo real diretamente nas mãos dos selecionadores, treinadores e jogadores”, disse Bernd Leukert, membro do conselho de administração da SAP.

O sucesso da seleção alemã tem tanto de talento e esforço como de ajuda tecnológica. Veja o vídeo Conteúdo publicado por Sportinforma
 http://desporto.sapo.pt/futebol/euro_2016/artigo/2016/07/04/a-tecnologia-que-faz-da-alemanha-uma-selecao-vencedora

Seja Um consultor SAP
 
Clique aqui e Sabia mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital Albert Einstein usa tecnologia SAP para aprimorar processo de avaliação de competências

Engolindo a SAP

O que é SAP S/4HANA? 13 perguntas respondidas