SAP Run Live: México inaugura Customer Experience Showroom

SAP Run Live: México inaugura Customer Experience Showroom

Mafalda Freire, 2016/10/24, 16:30


 * na Cidade do México
 
A SAP abriu, na passada semana, seu novo centro de demonstração para clientes na Cidade do México com o intuito de mostrar que pode ser um parceiro privilegiado na transformação digital das empresas. A inauguração foi feita por Rafa Sanchez, Presidente da SAP México, que indicou que o showroom pretende reforçar o core digital da companhia.




Rafa Sanchez começou por falar da economia digital dizendo que o que isso significa é que “a tecnologia já chegou a um ponto tal que nos permite agora repensar toda a empresa”. O executivo referiu que as principais alterações ocorrem a nível dos modelos de negócio, processos, formas de interação com os funcionários, os provedores mas principalmente com os clientes. Nessa nova economia “o cliente é rei “. “A economia digital é tão disruptiva como quando se descobriu o fogo, a eletricidade ou a revolução industrial”, acrescentou.

A SAP tem 43 anos no mercado e nasceu como uma empresa de ERP. Nos últimos 8 anos, foi feito um “esforço muito grande” de preparação para passar a ser a companhia de soluções para as empresas na era digital, afirmou o executivo. Esta mudança deveu-se essencialmente devido ao desenvolvimento da plataforma SAP HANA e à compra e incorporação de várias empresas, muito delas na nuvem, que permitem ter ofertas em diversas áreas.

“As empresas no dia de hoje necessitam de sistemas e esses sistemas necessitam ter três “Is”: integrado, imediato e inteligente”, concluiu o presidente da SAP México.

A transformação digital é um dos focos da SAP mencionou Mauricio Alvarado, diretor de pré-vendas da SAP México. Os cinco pilares da companhia são a força de trabalho, a Internet das Coisas (IoT) e Big Data, a experiência do cliente, as redes e fornecedores e o core digital. Esse último representa um sistema que integra “todos os processos em tempo real, permite fazer previsões e simulações, melhorando a experiência dos nossos consumidores” e para que seja ágil é baseado em SAP HANA, acrescentou. “Nisto se fundamenta hoje em dia a estratégia da SAP e estamos prontos e preparados para fazer frente à economia digital”.

É muito importante saber como analisar a informação para tomar decisões e isso foi o que quisemos fazer com o Digital Boardroom. “A nossa missão é muito clara, é ajudar os clientes a operar melhor”, concluiu Mauricio Alvarado.

As experiências que a SAP disponibiliza no seu showroom na Cidade do México são:

Digital Boardroom

O Digital Boardroom consiste em 3 telas com toda a informação do negócio, com os números consolidados, os detalhes desses dados, informação geográfica e redes sociais. Essa ferramenta integra dados de diversas fontes, de sensores em tempo real e permite ver os resultados e monitorizar todo o negócio de forma integrada. O sistema é aberto e pode ser personalizado para qualquer atividade funcionando na nuvem, o que permite ser utilizado por grandes empresas mas também por PME´s.

A solução de Businesss Inteligence é preditiva pois faz simulações de cenário e projeções de resultados ajudando na planificação e melhorando a tomada de decisão.

O aspeto diferencador, segundo Alfredo Garcia da área de pré-vendas da SAP, é a consolidação de todos os tipos de dados de diversas fontes e o fato de colocar os mesmos de forma a que possam ser entendidos por todos, desde os analistas aos decisores.

Esta ferramenta possui uma experiência em realidade virtual que permite fazer apresentações da empresa de forma virtual com óculos de RV.

O Digital Boardroom está disponível e é comercializado há cerca de 2 anos mas a VR Experience ainda está em fase de desenvolvimento. Para Carlos Gonzalez, líder da área de inovação da SAP México, estas ferramentas mostram “como o Big Data se aterrissa numa solução e ajuda as empresas”.

Smart Wine Shelf



Esta solução já se encontra disponível em algumas lojas da Alemanha e ajuda-nos a escolher o melhor vinho com base em nossas preferências. Em primeiro lugar , temos de responder a algumas questões no Wine Wizard em que indicamos se gostamos mais de vinho tinto ou branco e de como gostamos do vinho, mais aromático, etc. Em seguida aproximamo-nos da prateleira e os vinhos que o app identificou como mais compatíveis são iluminados. Conforme escolhemos a garrafa aparece, num tablet junto das prateleiras, qual a porcentagem de match com as nossas preferências. O aplicativo da loja vai, ainda, permitir fazer análise dos dados recolhidos dos clientes para gerenciar as vendas e perfis.

Hybris Stream

A solução utiliza a plataforma de e-commerce omnicanal da SAP e pretende a melhorar a experiência do usuário. O Hybris Stream liga as imagens que estejam presentes numa TV à plataforma e reconhece os produtos que passam nessas imagens através do som. Em seguida, disponibiliza os produtos no celular por meio de um aplicativo com a opção de compra sem que seja necessário fazer pesquisa dos mesmos, simplificando dessa forma a compra.

Smart Vending Machine



Máquinas de venda automática inteligentes são mais uma das demonstrações que a SAP tem no México. A solução se designa de SAP Connected Retail.

A máquina tem leitor NFC e QRcode para facilitar o reconhecimento do usuário. O cliente tem de fazer um registro e pode associar um cartão de crédito visto que todo o pagamento é feito de forma eletrónica dispensando o uso de notas e moedas. O dispositivo tem uma tela e não o tradicional vidro que deixa ver as bebidas e alimentos. Na tela se faz toda a interação com a máquina e se escolhe qual o produto que se quer comprar. Os sensores colocados no equipamento ajudam a garantir que o produto cai mesmo mas também que as temperaturas dos mesmos são as mais adequadas. Casa usuário fica com um perfil que pode alterar mas que serve também para que a máquina dê sugestões de produtos e ofertas promocionais, ou seja, tem uma função preditiva.

Nesta solução está implementada o conceito de Gamification em que cada cliente vai tendo um perfil cada vez melhor conforme vai fazendo compras e usa a plataforma.

Digital Spaces

O SAP Digital Spaces é um protótipo destinado ao varejo com base em HANA Cloud Platform com objetivo de ajudar as operações de shoppings através da colocação de sensores e da posterior análise dos dados recolhidos integrado com os negócios presentes no shopping.

Amazon Echo – IoT sensor



O Amazon Echo é um assistente digital constituído por um alto falante sem fios com microfones para captar e responder a comandos de voz dos usuários para o VPA da Amazon, Alexa. Quando integrado com a plataforma SAP HANA Cloud Platform se transforma num assistente analítico de IoT e dá resposta a nossas questões, quer de forma visual, quer por voz, como por exemplo o número de sensores existentes. A solução procura os dados de qualquer sensor ligado à plataforma, analisa e responde em tempo real.

Rock Festival

Essa demo mostra como os algoritmos de machine learning em combinação com o HANA Geospatial e o novo motor Graph são usados para simular a rentabilidade de festivais de rock, nesse caso, na Inglaterra. Existem vários parâmetros que podemos utilizar como os festivais já planejados, número de fãs, tráfego das estradas, entre outros.

Sports One

Esta solução é dedicada ao futebol e é utilizada pelo time da Alemenha, o Bayen Munique e o Manchester City. No México, está a ser implementada no maior clube do país, o Club América que celebra esse ano o seu centenário.

A ferramenta que usa SAP HANA Cloud Platform permite ter uma base de dados unificada de toda a atividade do time e melhorar o desempenho através da análise da informação. Basicamente, faz a gestão do time desde a planejamento dos treinos e partidas até à análise de desempenho de cada jogador. Ademais é possível ter acesso a todos os dados do time para uma melhor administração dos resultados esportivos como histórico das partidas, historial dos jogadores, fazer o seguimento de lesões, gestão de medicamentos utilizados, alimentação, táticas, planilhas esportivas e scouting. Outra funcionalidade interessante é a de compartilhamento de vídeos, quer inteiros quer apenas alguns segundos ou minutos importantes, de forma fácil para qualquer um dos usuários da plataforma.

Existe também o app Team One para que os jogadores, treinadores e dirigentes tenham uma participação ativa através de qualquer dispositivo.

O Clube América está em fase de implementação do SAP Sports One em todo o departamento de futebol e para cerca de 200 jogadores.

Ricardo Peláez, Presidente Desportivo do Club América referiu que “o Sports One vai nos ajudar a ter informação precisa e confiável do desempenho do time. Temos a melhor ferramenta para levar ao máximo o potencial da cada um dos nossos jogadores”.

De acordo com Fernando Sanchez, especialista em inovação da SAP, esses protótipos e demos mostram como a SAP é um aliado estratégico na digitalização”. O centro pretende ser mais uma área em que os clientes podem ver as inúmeras possibilidades que a HANA Cloud Platform oferece para desenvolvimento de soluções.

Leia mais em http://www.bitmag.com.br/2016/10/sap-run-live-mexico-inaugura-customer-experience-showroom/#F3wiBBXtVKgEh2wK.99


Seja Um consultor SAP
 
Clique aqui e Sabia mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é SAP S/4HANA? 13 perguntas respondidas

Hospital Albert Einstein usa tecnologia SAP para aprimorar processo de avaliação de competências

SAP investe para estimular clientes a inovar