SAP avança no Brasil com empresas de olho em governança e eficiência após Lava Jato

SAP avança no Brasil com empresas de olho em governança e eficiência após Lava Jato

03/05/2017 - 14h23
Resultado de imagem para sap lava jato

SÃO PAULO - A produtora alemã de software corporativo SAP elevou sua carteira de novos clientes no Brasil em 50 por cento no primeiro trimestre sobre o mesmo período do ano passado, impulsionada por uma oferta maior de produtos e também pela combinação de crise econômica e efeitos da operação Lava Jato.

A subsidiária brasileira da maior empresa de software corporativo do mundo completou em março o lançamento de todos os produtos do grupo alemão no país - com uma ferramenta de gestão de despesas de viagem - e tem visto com otimismo a demanda de empresas por soluções para melhoria de processos, gestão de pessoas e governança, afirmou a presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka.

Sem revelar números precisos, a executiva afirmou que o ritmo de crescimento da base de novos clientes deverá continuar "bastante acelerado" nos próximos trimestres, especialmente empresas médias interessadas em se preparar para a retomada concreta da economia a partir de algum momento do segundo semestre deste ano.

"A economia ainda não deu todos os indícios de retomada, mas a maior parte dos clientes quer estar pronta para quando a situação começar a virar ... As companhias estão olhando com este otimismo agora, tem clientes já otimistas com a Black Friday no final deste ano", disse a executiva, se referindo ao evento do varejo que antecede as compras natalinas.

No Brasil, a SAP tem 11 mil clientes, disse Palmaka. Entre os mais recentes estão a rede de varejo Marisa Lojas e o grupo de papel e celulose Klabin.

Questionada sobre os efeitos da operação Lava Jato sobre os negócios da SAP no país, a executiva afirmou que as investigações das autoridades estão incentivando as empresas a aderirem a boas práticas de gestão, o que tem impulsionado a procura de soluções robustas e confiáveis que sejam capazes de evitar "práticas criativas".

Segundo a executiva, um novo impulso de crescimento da SAP no Brasil deve vir nos próximos meses com a imposição do governo de Michel Temer de modificações na legislação trabalhista no Congresso, entre outras reformas pró-mercado.

A aprovação das regras que permitem terceirização sobre atividade fim de uma empresa, por exemplo, é vista pela SAP Brasil como uma "oportunidade grande, considerando a flexibilização que a legislação vai trazer", disse Palmaka. Ela citou, por exemplo, sistemas da SAP especializados na gestão eficiente de funcionários terceirizados.

"Todas as empresas estão extremamente preocupadas em estarem prontas para a retomada ... serem eficientes e inovadoras ao mesmo tempo", disse a executiva, mencionando setores como bancos e grupos de comércio eletrônico.

Enquanto cresce e se expande para novas frentes de negócios, a SAP tem visto uma ampliação de sua base de concorrentes. No Brasil, a SAP passou a enfrentar com mais força nos últimos anos empresas como Linx, Totvs e Senior Solution, grupos nacionais que têm se reestruturado para fazer frente ao crescimento da demanda por tecnologia no país.

Palmaka comentou ainda que a SAP vai anunciar nas próximas semanas uma expansão de suas atividades no Brasil, incluindo tecnologias como internet das coisas e inteligência artificial em seu portfólio atual de produtos.

A empresa anunciou no início de março que vai investir 40 milhões de reais em cinco anos para estímulo ao desenvolvimento de empresas de tecnologia no Brasil, com um foco inicial no agronegócio. O investimento será aplicado no centro de pesquisa da SAP em São Leopoldo (RS) e prevê abertura de 600 postos de trabalho na unidade que já emprega cerca de 1.000 funcionários.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Reuters-http://www.dci.com.br/servicos/sap-avanca-no-brasil-com-empresas-de-olho-em-governanca-e-eficiencia-apos-lava-jato-id622431.html
Seja Um consultor SAP, Confira também nossas soluções SAP
Clique aqui e Sabia mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital Albert Einstein usa tecnologia SAP para aprimorar processo de avaliação de competências

Engolindo a SAP

O que é SAP S/4HANA? 13 perguntas respondidas